
Me desculpem pela a ausência dos últimos dias! Andei meio fora de área!! Mas voltei com uma inquietante constatação. A semelhança de um jogo de futebol e uma missa ou culto religioso!!!
Ontem acompanhei minha família ao estádio, como já comentei antes, este jogo agora é parte integrante da minha vida. Entendo cada vez mais do assunto e, para ser sincera, no estádio até me divirto. Imagino que é mais ou menos como ir a um show. Mesmo que o cd não seja lá essas coisas, o show é sempre divertido.
Enfim, estava lá e mesmo não estando entediada minha atenção não estava totalmente voltada para o campo mas sim para todo aquele movimento. O estádio realmente é grande e a torcida incrivelmente apaixonada!! Foi então que me ocorreu a tal semelhença. Fiquei lá, observando!! A paixão e fanatismo são idênticos. As pessoas chegam ao local cheias de esperanças, escolhem e se acomodam em seus lugares, aguardam o início com uma certa expectativa, logo no começo já entram as músicas louvando o objeto de adoração acompanhadas de uma coreografia que todos parecem saber e se sentem orgulhosos em executar! Com o andar do tempo palavras e frases cheias de emoção saltam das bocas dos mais fervorosos. Gestos intempestuosos irrompem dos braços e mãos dos fiéis acalorados. Alguns choram, outros riem, todos rezam em algum momento, fazem promessas e assim decorre todo o período!
No final uns saem satisfeitos, outros cabisbaixos e seguem como uma procissão para os portões!! Passados alguns momentos, esquecem absolutamente de tudo o que prometeram rezaram e acreditaram naqueles instantes de absoluta e insana reverência!!!!

Tem toda razão. Nunca pensei por essa ótica, mas faz muito sentido. Fanatismos... dá pra fazermos alguns paralelos, mas o melhor foi esse!!!
ResponderExcluir